Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 6, 2014 in Dicas Ninja | 0 comments

11 Dicas sobre Gorjetas nos Estados Unidos para Viagens

Quem nunca escutou falar sobre dar gorjetas nos Estados Unidos? E quem nunca ficou na dúvida de quanto pagar? Ou como pagar? São muitas dúvidas, porém abaixo listamos as principais dicas para não “passar vergonha” no país do Tio Sam! Para quem não sabe, Gorjeta = Tip.

Nos EUA, a cultura de dar gorjeta é algo normal, coisa que no Brasil é algo tido como “ruim”… No Brasil os restaurantes são, no geral, os únicos que cobram tais taxas, e ainda abrem possibilidade para o cliente optar por pagar ou não; Nos EUA também não é obrigatório; O que vale é o bom senso de cada um, pois, seja o serviço bom ou ruim, ele foi feito, não é? Em função disso, pague mais por um bom serviço ou pague menos por um serviço ruim, eventualmente até não pagando. Como são culturas diferentes, listamos 11 dicas para você não dar “vexame” lá fora:

01) Gorjeta (tip) NÃO é opcional: Nos EUA, a famosa tip não é algo em que você opta por não dar, você DEVE dar, exceto se o serviço for uma lástima, péssimo, etc. Portanto, ao fazer seu planejamento de viagem, SIM, as gorjetas são custos fixos da viagem. Ah, e não se esqueça, quando trocar o seu dinheiro por doláres, trate de arrumar notas de valor baixo, serão muito úteis!!!

valor-de-gorjeta-em-restaurantes-americanos

02) Garçon(ete) em restaurantes de entre 10% e 20%: Esse percentual varia em função da sua satisfação com o atendimento, mas para lhe ajudar, podemos separar sendo, 10% para um serviço normal/regular, 15% para um bom serviço e 20% para um serviço excelente e maravilhoso! Nas conta geralmente virá já calculado percentuais para 15, 18 e 20%.

03) Barman em restaurantes de entre 10% e 15%: Essa categoria seria para aqueles locais aonde você pede “drinks mirabolantes”, e geralmente nesses locais sentamos no balcão, etc. Uma maneira legal e prática de definir a gorjeta, seria algo como dar USD$ 1,00 por drink, apenas como parametro;

04) Mesas com mais de 8 pessoas já vem, geralmente, com o serviço incluso: Na maioria dos locais, mesas grandes já tem o valor da tip inserido no valor da conta, e pode variar entre 15% e 18%, essa situação seria a única exceção, pois em nenhum lugar a tipo vem destacada;

05) Carregador de mala no hotel: Geralmente a tip para isso é de USD$ 1,00 ou USD$ 2,00 por mala; Ou ainda você pode dar USD 2,00 para 01 mala, e depois USD$ 1,00 por mala adicional; Há quem prefira dar USD$ 5,00 para o trabalho de transportar tudo até o quarto etc.

quanto-dar-de-gorjeta-no-hotel-nos-eua06) Camareira do hotel: São elas que limpam o quarto, mas obviamente que a limpeza no hotel já faz parte do serviço que você contrata, portanto uma obrigação do hotel, MAS, porque não dar uma “tipizinha” para elas também? USD$ 1,00 por dia já é o suficiente, e faça isso todos os dias desde o primeiro, deixando em local visível; Já fizemos vários testes em nossas viagens, e acredite, faz uma ENORME diferença! Se você achar que o serviço da camareira superou as expectativas, pode dar uma tip maior (USD$ 2 ou 3…) em dias alternados.

Veja nosso Dicionário do Viajante e aprenda as gírias e termos comuns do mundo de quem viaja!

07) Motorista de táxi: Alguns dizem 15%, outros arredondam a conta; A sugestão é, faça as duas coisas, por exemplo: A corrida deu USD$ 16,50 , se adicionar 15% dará USD$ 18,98 , mas feche em USD$ 19,00 ou até USD$ 20,00; Outro exemplo: A corrida deu USD$ 22,40 , se adicionar 15% dará USD$ 25,76 , arredonde para USD$ 25,00. Se o motorista do táxi lhe ajudar com as malas e for cordial, USD$ 1,00 por mala está excelente, mas não é uma regra.

08) Manobristas em estacionamento de USD$ 2,00: Essa tip você deve quando o manobrista lhe entregar o carro, ou seja, quando você estiver indo embora e te entregarem a chave; No Brasil, muitas vezes, você é obrigado a pagar antes e intimidado, fique tranquilo que nos EUA não é bem assim, mas dar a gorjetinha é importante, pois, vai que você precise voltar e o mesmo manobrista lembre de você, rsrsrs.

09) Serviço de quarto: Pediu um lanche no quarto? De uma gorjeta, USD$ 1,00 está ótimo. Se a solicitação é para algum problema de infraestrutura do hotel, não é necessário dar tip.

10) VOCÊ é quem calcula o valor da gorjeta: Chegou a conta do restaurante? Você faz as contas e anota o valor da gorjeta que vai dar; Não espere que o atendente venha e faça as contas por você. As contas dos restaurantes nos EUA já tem um campo de “tip”, ai você anota o valor em dólares que você dará.

11) Fotos com personagens dos cinemas/desenhos/heróis: Dar entre USD$ 2 e USD$ 5 é o suficiente. Se você tiver 99872043 filhos e cada um tirar uma foto com eles, considere dar um pouco mais, rsrsrs, o importante é dar a tip, afinal, eles estão ali trabalhando, e é um trabalho digno tanto quanto outro! Existem casos isolados de personagens que obrigaram o pagamento de gorjeta, mas são casos isolados, não se preocupem, basta seguirmos a cultura local. Ah, dentro dos parques não há necessidade de dar tips. IMPORTANTE: Nos Parques de Orlando não é necessário dar gorjeta aos personagens, ok?!

O bom comportamento e entendimento da cultura local é muito importante para nos sairmos bem e sem constrangimentos fora de nosso país. Vi uma matéria bem legal sobre bons modos nos Estados Unidos, da blogueira Andreza, que foca bastante em dicas da Disney.

Agora, se você tiver um bolso e conta bancária recheada e quiser dar gorjetas “gordas”, não tem problema! Um cidadão americano misterioso chegou a dar tips de até USD$ 10.000 , sim DEZ MIL DÓLARES de gorjetas! Rumores disseram que este cidadão seria o Ex-presidente do Paypal, Jack Selby.

Ah! E por último: Tome cuidado com as pegadinhas na hora de pagar a sua conta, cuidado para não pagar gorjeta em dobro em Miami, uma dica bem legal do Ricardo Freire!

Comente conosco se teve alguma experiência com tips nos EUA!

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!

Veja algumas dicas de gorjetas em outros continentes no blog Viaje na Viagem, muito bom também!