Pages Menu
Categories Menu

Posted by on fev 18, 2014 in Dicas Ninja, Informações | 0 comments

10 Dicas que Você Deve Saber para Voos Internacionais

Viajar é muito bom, mas requer alguns cuidados básicos e essenciais, até mesmo para os viajantes mais experientes.

Se você nunca vou antes e esse é seu primeiro voo internacional, essa dica vai te ajuda muito!

Viagens internacionais, para quem não está acostumado, tem alguns pontos diferentes de viagens nacionais (embarque doméstico), que vão desde o tempo maior que deve-se chegar com antecedência até os documentos necessários para embarcar. Existem, claro, diversas outras peculiaridades, e que podem variar de companhia para companhia, mas abaixo listamos as principais, fundamentais e vitais para que você tenha um embarque tranquilo.

Veja 10 dicas ninja antes de fazer sua viagem internacional:

 

evite-perder-o-voo-chegando-cedo01) Chegue antes: Para voos internacionais, o recomendado é que chegue entre 02h e 03h antes do horário de embarque, porém dependendo de onde você estiver, programe-se para chegar 3h antes ou mais, experiência própria; CHEGUE antes e evite longas filas no check-in, longas filas para despachar a bagagem, longas filas no raio-x etc… Pode até ser que você pegue essas filas, mas terá, com certeza, tempo e tranquilidade para tal, a final, é melhor esperar um pouco do que perder o voo, não é?

02) Check-in Online: Se você já é um viajante ninja, provavelmente já deve utilizar esse recurso, que poupa tempo e evita enormes filas! Caso nunca tenha feito, procure no site da companhia aérea, pois sempre tem um passo-a-passo feito por eles, pois é de todo interesse do mundo para cia aérea que você agilize o trabalho deles;

03) Evite conexões curtas: Muitas vezes nossos voos internacionais precisam de conexão, ou seja, param em outro aeroporto e, eventualmente, necessita-se trocar de aeronave, e as vezes até de cia aérea, portanto, evite pegar voos com conexões menores que 1h30; Se você estiver indo daqui para Miami, por exemplo, e fizer conexão num aeroporto americano que não seja o seu destino final, terá que passar na migração, pegar filas etc, portanto menos de 1h30 pode ser “fatal”.

04) NUNCA esqueça o passaporte: Parece óbvio, mas conheço gente que estava indo para uma viagem internacional e esqueceu o passaporte! Ok, existem países que não precisam do passaporte (dá uma olhadinha nessa lista do blog do pessoal do Mochilão Barato) mas, mesmo que não precise, LEVE! Passaporte é reconhecido mundialmente, diferente do RG/CPF, que cada pais tem um formato; Confira 8836403 de vezes antes de sair rumo ao aeroporto; Recomendamos levar o passaporte e um documento pessoal, sempre.

como-e-o-raio-x-no-aeroporto05) Não brinque com o Raio-X: Se está na fila do raio-x na sala de embarque, não perca seu tempo achando que vai passar com aquele cinto de fivela metálica, não perca seu tempo mesmo, não ache que será mais esperto que a máquina; Na fila, já inicie o “processo de retirada” dos itens metálicos, assim você adianta o seu lado e de todos que estão na fila, não espere chegar na beirinha da esteira para iniciar a retida de relógio, cinto, celular, chaves, etc… Faça antes! Se estiver indo para os EUA, nem pense em brincar com isso em hipótese alguma, retire TUDO, inclusive papéis dos bolsos.

06) Use roupas confortáveis: Mas não exagere, lembre-se que você está num avião com diversas outras pessoas, e não na sua casa! Roupa confortável é diferente de roupa curta, babydoll, roupa transparente, etc.

07) Tire suas dúvidas: Muitas vezes ficamos cercados por dúvidas, dúvidas estas que são normais até mesmo para os mais experientes viajantes, portanto, pergunte pergunte e pergunte, não fique na dúvida. Em uma de nossas viagens, por engano, nos mandaram para um avião errado! Se não tivéssemos perguntado, teríamos ido para um destino totalmente diferente! Já imaginou a dor de cabeça?!

08) Aproveite se o voo estiver vazio: *DICA icone-ninja-3 NINJA* Quando as comissárias anunciarem “embarque encerrado”, ou algo do tipo, de uma olhadinha ao redor e veja se há poltronas vazias e “pule” para elas caso o seu lugar não esteja confortável… SIM, isso é permitido, mas somente depois que o embarque for encerrado; Essa “técnica ninja” é boa quando você está num assento em que está cercado por outras pessoas desconhecidas, mas, claro, pule para assentos que tenham espaço e não tenham “vizinhos”, do contrário não será vantajoso.

saquinho-ziplock-para-viajar09) Tenha saquinhos tipo zip-lock: Esses saquinhos podem te salvar na hora de um embarque internacional, pois são os únicos permitidos; Ziploc é uma marca famosa mas se você fizer uma busca pro ziplock, encontrará outras alternativas; Frascos com até 100ml devem estar dentro desses saquinhos; Frascos acima de 100ml, mesmo que esteja parcialmente cheios, NÃO podem seguir na bagagem de mão, devem ser despachados com as malas maiores, não tente passar com eles, pois quando chegar no Raio-X terá que jogá-lo fora. Veja a cartilha da ANAC sobre bagagens em voos.

10) Vá ao banheiro antes: Pois é, o que é melhor: Um banheiro mais espaçoso e sem filas OU um banheiro apertado (bem apertado) e com filas? Banheiro de avião, por maior que o avião seja, é sempre pequeno, isso é fato! Portanto, tente fazer tudo que tiver que fazer nos banheiros dos aeroportos, não se arrependerá!

Essas são as principais regras e dicas para você ter um voo internacional tranquilo e sem grandes dores de cabeça. Ah, e claro, não se esqueça de fazer um seguro viagem! Continue nos acompanhando, principalmente com as Dicas Ninjas!

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!