Pages Menu
Categories Menu

Posted by on fev 27, 2014 in Informações | 0 comments

Como tirar o Passaporte para Cães e Gatos

Tem um animalzinho de estimação e quer viajar com ele?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a emitir, nesta segunda-feira 24/02, o passaporte para cães e gatos! SIM, agora o seu animal de estimação poderá ter um passaporte para viajar com você!

Saiba como tirar o passaporte para animais.

Para viajar sem ter o passaporte, é necessário ter o Certificado Veterinário Internacional (CVI), porém o passaporte não passará a ser obrigatório para o seu animal. Segundo a fiscalização do Ministério, ter o passaporte do seu animal agilizará os tramites de embarque, além de reunir todas as informações num único documento.

Para fazer o passaporte do animalzinho, é necessário passar por um veterinário em estabelecimento especializado e apto para fazer o implante de um microchip,  podendo ser identificado em qualquer país que vá. Esse microchip tem um tamanho aproximado de 4mm, algo semelhante ao tamanho de um grão de arroz.

passaporte-para-animais-caes-gatos-cachorrosModelo do passaporte de animais (Foto: Reprodução/Diário Oficial da União/G1)

O documento deve ser tirado nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), normalmente situadas em aeroportos, postos de fronteira e portos.

As unidades ainda estão em adaptação e treinamento para essa novidade, mas já é possível a requisição em todas elas. O prazo para que o documento fique pronto é de 30 dias e vale por toda a vida do animal, sendo necessário apenas atualizar as informações de saúde a cada viagem.

Por ser uma novidade, ainda não são todos os países que aceitam esse documento, mas já possível utilizar o passaporte do seu cão e/ou gato no: Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela.

Para fazer o documento, o proprietário deverá levar até os postos de atendimento:

viajando-com-caes-e-gatos-com-passaporte

– Documento que comprove o implante do microchip no animal de estimação;
– Atestado de saúde do animal (feito por um veterinário)
– Comprovante de residência do proprietário
– Documento de identificação do proprietário

Mais informações:

>>> Transporte Internacional de Cães e Gatos
>>> Formulário de Requerimento do Passaporte de Cães e Gatos

Agora não tem desculpas para não viajar!

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!

Imagem: Puppy Toob / Fonte: G1 Turismo e Viagem