Pages Menu
Categories Menu

Posted by on abr 30, 2014 in Dicas Ninja, Informações | 0 comments

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela – CIVP

Para quem não conhece, o CIVP, ou Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, é um certificado que tem validade internacional para países aonde há o risco de contágio da Febre Amarela.

Bom, e para que serve isso?

Esse, de fato, é o “passaporte” para entrada em países que tem esse risco de contágio… Muitas vezes seu destino final não exige tal documento e vacina, PORÉM uma escala num país que exige e um fiscal mais rigoroso, podem estragar sua viagem.

A vacina contra febre amarela pode ser tomada gratuitamente nos postos de saúde, ou UBS como são chamadas; É muito rápida, não dói e vai te garantir 10 anos de imunidade contra a febre-amarela! Pense, durante 10 (DEZ) anos, você não precisará se preocupar, portanto, a dica ninja é que você faça SIM a vacinação e o Certificado Internacional, vale muito a pena, não espere uma necessidade para fazer.

Pegamos a dica no site do Viaje na Viagem, que dá excelente dicas sobre diversos destinos, e resolvemos testar esse procedimento.

Na cidade em que ficamos não há nenhum posto da Anvisa, portanto nos deslocamos até o Aeroporto de Guarulhos (GRU), aonde há uma pequena sala da Anvisa.

Surpreendentemente, a emissão do CIVP é MUITO rápida, questão de pouquíssimos minutos, algo em torno de 5min; Antes de prosseguirmos viagem até o Aeroporto, ligamos para nos informar dos horários, e, claro, confirmando documentos que são necessários:

Carteirinha de Vacinação com o carimbo/adesivo/visto da febre-amarela (comprovante que você realmente se vacinou)

E só! Sim, somente isso! NO ENTANTO nós já havíamos feito o cadastro do site da Anvisa, pelo qual eu atribuo tal velocidade no atendimento, mas caso não tenha, pode ser feito na hora como foi mencionado no site a cima, e para isso será necessário documentos em mãos. Havíamos impresso a página de finalização do cadastro, mas as atendentes nos pediram apenas nosso CPF, informado oralmente.

Feito isso, pegamos o Certificado Internacional de Vacinação, podendo viajar para qualquer país que solicite a vacina contra febre amarela (lembrando que a vacina tem 10 dias começar a fazer efeito, e o certificado também).

Que tal fazer o seu JÁ?

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!

Fontes: Viaje na Viagem – Febre Amarela / Imagem: Viagem e Viagens