Pages Menu
Categories Menu

Posted by on out 1, 2014 in Dicas Ninja, Informações | 0 comments

Vai pros EUA? Compre um cadeado TSA

Antes de mais nada, o que é TSA?

TSA é a sigla para “Transportation Security Administration”, que é uma agência criada pelo Governo Americano logo após os atentados de 11 de Setembro de 2001, afim de melhorar a segurança no transporte aéreo doa Estados Unidos; É essa agência que faz a vistoria e inspeção nas bagagens que serão despachadas nos aviões americanos. No site deles há informação sobre o que é o cadeado TSA (texto em inglês).

Mas, sem “lenga-lengas”, vamos ao que interessa! Porque comprar um cadeado TSA?

Muitos não sabem, mas ao viajar para fora do país, e principalmente para os Estados Unidos, a segurança e vistoria nos aeroportos americanos é super rigorosa, talvez uma das mais exigentes do mundo; Essa exigência não é aplicável apenas aos passageiros, mas as suas bagagens também, tanto as de mão quanto as despachadas. As malas despachadas passam por raio-x, vistorias e tudo mais, porém não enxergamos esse procedimento.

E aonde é que entra a necessidade desse “tal cadeado” TSA? 

como fechar mala e bagagem para voo internacional

Quando nossas malas passam no raio-x, eventualmente o aparelho não detecta tudo que há dentro dela, podendo gerar dúvidas no agente fiscalizador, fazendo com que ele pare a sua mala e abra-a; Se sua mala estiver com um cadeado comum, como é que o fiscal poderá verificar tal suspeita? Abrindo-a! E sem a chave, não tem como, então o que acontece: QUEBRAM seu cadeado, isso quando não danificam sua mala, etc…

Para evitar tal situação, existem os cadeados aprovados pela TSA! Esses cadeados funcionam como qualquer cadeado, porém existe uma chave universal para eles, que somente a TSA possui (isso é o que sabemos), dessa maneira, caso sua mala tenha algo suspeito, os fiscais utilizarão essa chave universal para abrir seu cadeado e “explorar” sua mala, sem danificá-la.

Para saber se o cadeado é TSA, ele virá com o simbolo estampado conforme abaixo:

cadeado-tsa-para-viagens-aos-estados-unidos

E há também cadeados compatíveis com esses sistema de segurança, chamado de Safe Skies, identificado pela imagem abaixo:

cadeado-para-viajar-para-estados-unidos-safe-skies

icone-ninja-3DICA NINJA: Já ouvimos relatos de que os cadeados aprovados pela TSA podem ser abertos com outras chaves de outros cadeados TSA, portanto a dica ninja é: Compre um cadeado de segredo (com códigos numéricos) aprovado! Assim evita-se qualquer dúvida. Veja esses modelos.

Caso sua mala seja aberta, geralmente é colocado um “recado” informando que ela foi aberta, como este:

recado-quando-a-mala-foi-aberta-nos-estados-unidos

Essa possível abertura e revista ocorre quando você está retornando ao Brasil.

Esses cadeados costumam ser mais caros, mas você pode comprar o cadeado TSA pela internet, ou então se já estiver nos Estados Unidos, pode comprar em qualquer loja de departamento. Nas Lojas Americanas sempre tem kits com mais de um cadeado TSA por preços ótimos!

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!

 

Fonte 01: Viaje na Viagem
Fonte 02: Blog do Leandro Caldas