Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on nov 5, 2014 in Informações | 30 comments

Qual o Peso Limite das Malas e Bagagens em Voos Internacionais

Uma dúvida comum e constante entre nossos amigos viajantes é sobre a franquia de bagagens em voos, afinal:

Quantas malas eu posso levar em voos internacionais e qual o limite de peso?

Em voos para Miami, Orlando, Nova York e para a maior parte do mundo, o limite de peso por mala é de 32kg. Veja bem, cada mala pode ter até 32kg (ou 70 libras – pounds em inglês). Em voos internacionais você poderá levar até 02 malas (cada uma com 32kg) e mais 01 mala de mão com limite de 5kg; Além do limite de 5kg, muitas companhias limitam também o dimensional da mala de mão.

Podemos dizer que cada passageiro pode levar de bagagem em voo internacional:

  • 02 malas com até 32kg (70lb)
  • 01 mala de mão com até 5kg (e dentro do limite dimensional da companhia aérea);
  • Bolsas pequenas/médias podem ser levadas a bordo como item pessoal;

qual-limite-de-bagagem-em-voo-internacionalTotens para verificação do tamanho da mala de mão

O que NÃO pode ser feito com as bagagens em voos internacionais:

  • Não pode despachar 01 mala com 20kg e outra com 40kg, por exemplo (exceto se pagar taxa de excesso de bagagem para mala com peso a cima do limite);
  • Não pode embarcar com mala de mão com mais de 5kg;
  • Não pode despachar uma 3ª mala (exceto se pagar taxa de excesso de bagagem, e seguirá como carga)
  • Bagagem de mão não pode conter líquidos com frascos a cima de 100ml (veja mais detalhes sobre o que é proibido na mala de mão aqui);

Exceções:

  • Cliente com Programas de Pontos de companhias aéreas podem ter franquias de bagagens maiores;
  • Cartões de crédito vinculados com companhias aéreas podem dar direito a malas extras;
  • Viajantes em classe executiva e primeira classe tem direito a mais malas;
  • Algumas companhia aéreas podem ter variações nas franquias de bagagem para destinos como América do Sul, não deixe de checar as regras de cada companhia.

Dúvidas comuns sobre bagagem em voo internacional para o EUA e outros países:

  • Vou para Miami e meu voo tem escala em Manaus, quanto posso levar de bagagem?
    • R: Não importa a escala, a franquia de bagagem será sempre de acordo com o seu destino final, portanto você poderá levar 02 malas com 32kg cada uma, além da mala de mão com até 5kg.
  • Vou para os Estados Unidos, mas vou voar para outras cidades de lá, quanto posso levar de bagagem?
    • R: Para este caso, as regras válidas são as locais, que permitem levar 02 malas com o máximo de 23kg (menos que o limite internacional brasileiro)
  • Pesei minhas duas malas e o total deu 64kg, posso despachar as malas?
    • R: Se cada mala estiver pesando 32kg, sim, você poderá despachar; Caso uma das malas tenha menos de 32kg e outra tenha mais, você pagará excesso de bagagem para uma delas. O parâmetro é de 32kg pode unidade, sempre.
  • Minha passagem de volta faz conexão em outro país, qual é limite para minhas malas?
    • R: Independente da escala, as regras para a bagagem serão sempre a do destino final, portanto neste caso o seu limite será o de franquia internacional para bagagem, ou seja, 02 malas de até 32kg e 01 mala de mão até 5kg.
  • Vou viajar com meus filhos, eles tem o mesmo direito de franquia de bagagem?
    • R: Sim, terão o mesmo direito que um adulto; A franquia de bagagem vale por passagem, independente da idade.

Uma boa dica é você comprar uma balança digital portátil para pesar as malas, assim você ficará mais tranquilo na hora de fazer o seu check-in!

No site da ANAC você pode obter mais informações sobre os limites de bagagem, eles preparam um PDF com Dicas para bagagens, é só clicar aqui.

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!

Ajuda nas informações:
Dicas da Flórida / Aeroporto GRU
  • Caroline

    Olá!

    Estou querendo fazer uma viagem pelos seguintes trechos: Vitória-Orlando-NY-Vitória. Queria saber se eu comprar todos os trechos juntos, a franquia de bagagem que fica valendo é a do voo internacional ou o trecho Orlando-NY conta a franquia de voo doméstico?

    Obrigada!

    • Oi, Caroline! Tudo bem?

      Teoricamente, ao comprar todo os trechos juntos, a franquia seria de voo internacional, porém é importante consultar o site da companhia aérea que faz voo para os EUA para confirmar, pois essas regras vivem mudando! Quando seu voo internacional tem uma escala interna (voo doméstico), a franquia segue a de voo internacional; Nesse seu caso nós acreditamos que seguiria a regra do voo doméstico (menos bagagem e menos peso), mas vale a pena confirmar com a cia aérea que você pretende comprar as passagens, ok?

      Se tiver alguma nova informação, conte pra gente também!
      yaaahhh!

      • Caroline

        Obrigada pela resposta rapida!

        Consultei um conhecido que trabalha em agência de turismo e ele me disse que se comprar todos os trechos juntos saindo daqui, contaria como trecho internacional. Mas de qualquer forma vou confirmar com a companhia aéria!

        • Oi, Caroline!
          É mesmo? Depois nos conte como foi sua viagem!
          Aproveite bem, faça boas compras e divirta-se muito!!!
          yaaahhh! =)

      • Caroline

        *aerea

  • Ivo Pontes

    Olá, eu queria saber se vc poderia me ajudar. Eu comprei minha passagem do Canadá para o Brasil(Brasília) e no meu intinerário tem as informações sobre bagagem, lá diz que posso levar até 2 bagagens despachadas de 32kg e 1 bagagem de mão de 10kg. Minha dúvida é que de Guarulhos para Brasília, eu viajarei de TAM e não sei se essas regras ainda se aplicarão ao meu voo. Será se posso ainda usar as mesmas regras? O problema principal é que eu tenho uma bolsa(bagagem de mão) que dá mais de 5kg, qualquer coisa dá mais de 5k na verdade. Obrigado.

    • Olá, Ivo!

      Tudo bem?

      A regra de bagagem em voos internacionais só valeria se você tivesse comprado a passagem de volta Canadá-Brasília com conexão em Guarulhos. Caso não seja o caso, infelizmente de Guarulhos para Brasília a companhia aérea poderá te taxar.

      Sobre a bagagem de mão estar a cima de 5kg, acredito que não terá grandes problemas, pois é raro os casos em que a Cia Aérea pesa a bagagem de mão; Minha mochila, que sempre levo em minhas viagens, ultrapassa os 10kg, rsrs, e em voos nacionais tive problema uma única vez, no aeroporto da Bahia, fora isso, nunca.

      De qualquer maneira, ligue na central da TAM para verificar, essas regras vivem mudando e sempre tem algo diferente.

      Espero ter ajudado, e volte aqui para nos contar, ok?
      yaaahhh!

  • Lucas Pinheiro

    Oi… Dúvida cruel:

    Moro na Inglaterra e tenho uma bicicleta dobrável. Tenho interesse em viajar com ela pela Europa e Brasil. Usaria uma bolsa apropriada para o transporte e ela não pesaria mais que 25 kg. Minha dúvida é quanto ao tamanho máximo permitido para a bagagem despachada. Só encontro informações sobre peso mas não sobre medidas. Pode me ajudar?

    • Olá, Lucas! Tudo bem?

      Dificilmente você encontrará as informações compiladas sobre medidas permitidas para bagagens despachadas, pois cada companhia aérea tem sua política e seu limite., porém você consegue saber no site da própria cia.

      Por exemplo, vi no site da Emirates que o limite é de 300cm, porém essa medida é a soma das 3 dimensões da bagagem (altura + largura + comprimento). Já na TAM, a soma das 3 medidas não deve ultrapassar os 158cm, no caso de viagem para Europa.

      No Google, digite o nome da sua companhia aérea e acrescente a palavra “bagagem”, geralmente cairá na página certinha para ver esses dados!

      Espero ter ajudado, e se precisar, comente novamente que ajudaremos você!
      yaaahhh!!!

      • Lucas Pinheiro

        Muito obrigado!!! 😀
        Yaaahhh!

        • Imagine!!!
          Sempre que precisar, conte conosco!
          yaaahhh!!!

  • Paula Nogueira

    Olá, eu vou sair de NYC para ir para Toronto. Qual é o limite de bagagem e o peso que posso levar?

    • Oi, Paula!
      Tudo bem?!

      Por ser um voo internacional, você vai poder levar mais bagagem (eeee!!!), mas o limite vai depender, geralmente, da companhia aérea.

      Vimos o limite de malas e bagagens para voos entre o Canadá e os EUA (<<< nesse link), onde pelo bilhete "Classe Econômica Premium" a 1ª e 2ª bagagens são gratuitas, e o peso limite é de 23kg por mala.

      Se tiver alguma dúvida, escreva aqui pra gente!
      yaaahhh!

  • Josue Souza Costa

    Olá, eu vou sair de Los Angeles para Guarulhos, e vou trazer um teclado, sabe se posso trazer na embalagem como bagagem ou tenho de arrumar uma bolsa própria para seu transporte?
    O tamanho do teclado é de 1,50 x 0,40 x 0,20 mt e pesa com a embalagem ou Bag, uns 20kg. O voo será pela Aeroméxico.

    Será apenas o teclado e uma bolsa (a bolsa pesa menos de 32kg, e posso deixar para outra pessoa da minha família despachar)

    • Olá, Josue!
      Tudo bem?

      Você pode trazer sim, mas provavelmente a Aeromexico vai tratar seu teclado como “Itens Especiais” e poderá cobrar de você uma taxa. Ao mesmo tempo que ela fala que transportar seu teclado é um item especial, ela também não recomenda despachar eletrônicos, ou seja, as informações deles podem gerar conflito.

      Já trouxemos caixas de som na bagagem (sim, caixas de som, rsrsrs), e o que fizemos foi embalar muito bem e colocar dentro das malas; Para o seu telcado, recomendaria você transportá-lo num hard-case, seria muito mais seguro que a bag, mas caso não tenha essa possibilidade, de um jeito que colocar papelões dentro da bag, protegendo todo o teclado; Na hora de despachar, informe que trata-se de um teclado e peça para etiquetar como “frágil”.

      Espero ter ajudado!
      yaaahhh!

  • Marcel FF

    Voo NYC/GRu, com escala em MCO, a franquia é de 32kg, ou a conexão em MCO (Orlando) é dado como voo local?

    • Ola, Marcel!
      Tudo bem?

      Se você comprou a passagem com saída de NYC e destino final GRU, sua franquia é a internacional mesmo (02 bagagens de até 32kg cada uma ); Só seria considerado local se você tivesse comprado a passagem de NYC para MCO.

      Qualquer coisa, nos avise!
      yaaahhh!!!

      • Marcel FF

        Obrigado.

        • Imagine!!!
          Sempre que precisar, conte conosco!
          yaaahhh!!!

  • Kethelyn Mariano

    Olá! Adorei o post!

    Poderiam informar quanto custa uma bagagem extra ou o excesso de bagagem para viagem internacional de Los Angeles (LAX) com destino a guarulhos.

    Muito obrigada!!

    Kethelyn

    • Oi, Kethelyn!
      Tudo bem?

      O preço vai depender da sua passagem e da sua cia aérea, mas, para exemplificar, pegamos a LATAM, e vimos que o preço para volume extras é de US$ 150 dólares, saindo da América do Norte indo para América do Sul, e ainda podem cobrar até US$ 12,00 por kg excedente, mas isso varia muito de companhia, mas pense que os valores serão em torno desse.

      De uma olhadinha no site da LATAM >>> https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/excesso-de-bagagem/

      yaaahhh!

  • Rose Bigão

    Boa noite! Tô vindo de Roma pra BH com escala em Guarulhos gostaria de saber sobre o limite de bagagem, sendo que comprei as passagens separadas e sobre bebidas compradas no Duty Free se posso transportar na cabine em vôo doméstico ou se tenho que despachar. Obrigada!

    • Oi, Rose!
      Tudo bem?

      Vamos lá!
      Se você comprou a passagem de ROMA para GUARULHOS, esse trecho você terá direito a franquia de bagagem internacional, e se você comprou separado a passagem de GUARULHOS para BH, esse trecho vai contar como voo doméstico, então seus limites serão menores (23kg por bagagem).

      Quanto a bebida comprada no DutyFree, qualquer produto comprado nas áreas de embarque/desembarque poderiam ir com vocÊ na bagagem de mão (identificadas e lacradas pelo DutyFree), porém como vocÊ sairá da área de embarque, recomendamos que você despache nas malas. Já vimos relatos de passageiros que tiveram que deixar seus produtos no raio-x do embarque doméstico.

      Depois nos conte!
      yaaahhh!

      • Rose Bigão

        Obrigada pela resposta… Depois conto no que deu.

  • Caroline Wendorff

    Boa tarde! Comprei minhas passagens aéreas de Curitiba para Nova York, com duas escalas (em Campinas e em Fort Larderdale) e a volta também com duas escalas (em Orlando e em Campinas). Comprei o pacote fechado, ou seja, meu destino final é internacional. Neste caso o limite seria de duas malas de 32Kg correto? Não terei nenhum tipo de problema por fazer escala em Campinas e depois na volta em Orlando? Obrigada!!

    • Oi, Caroline!
      Tudo bem?

      Isso mesmo, como seu destino final é os EUA (e depois o brazil), suas malas/bagagens se enquadrarão nas regras brasileiras, onde até o momento (Jan/17) permitem 02 bagagens despachadas de até 32kg; AInda esse ano isso deve mudar, e as companhias aéreas poderão passar a cobrar as malas despachadas.

      Resumido, fique tranquila e faça uma excelente viagem!
      Depois conte pra gente da sua viagem!
      yaaahhh!

  • Edna

    Olá, tenho dúvidas quanto ao limite de peso das malas, sei que para voos internacionais com saída do Brasil para outros destinos são duas malas de 32 quilos, porém de NY irei para Londres, tem alguma mudança nas bagagens (peso) entre esses dois países?

    • Oi, Edna! Tudo bem?
      O limite de 02 bagagens de até 32kg é, até então, só para nós brasileiros, porém a partir de março/2017 isso deve mudar (infelizmente); Para o seu voo entre NY e Londres, sendo a passagem emitida pelos EUA, você provavelmente vai se enquadrar nas regras locais, que, geralmente, te cobrarão pela bagagem despachada, mas vai depender do tipo de ticket que você comprou etc.

      Na American Airlines, por exemplo, voos entre EUA e Europa, a primeira bagagem é grátis (até 23kg), e da segudna em diante é cobrado!
      Dá uma olhadinha nesse link: https://www.aa.com.br/i18n/customer-service/support/optional-service-fees.jsp

      Espero ter ajudado!
      yaaahhh!

  • Gabriel

    Uma pergunta eu vou voar pela emirates vou viajar para Tóquio mas o meu vou vai sair de Belém vai fazer parada em são Paulo posso levar duas bagagem de 32kg me responde por favor eu preciso saber

    • Olá, Gabriel!
      Tudo bem?

      Se você comprou a passagem pela Emirates com o destino final sendo o Japão, as regras de bagagem serão as de voos internacionais, então poderá levar 02 de 32kg sim!

      yaaahhh!