Pages Menu
Categories Menu

Posted by on out 11, 2016 in Dicas Ninja, Informações | 24 comments

Como Viajar com Crianças ou Adolescentes para os EUA sem os Pais

Muita gente nos pergunta sobre viagens e dicas dos Estados Unidos em geral, mas recentemente amigos perguntaram sobre como faríamos para viajar com crianças, que não fossem nossos filhos, numa viagem aos EUA.

Pesquisando na internet, encontramos um post MUITO bom sobre esse assunto! E o melhor, explicando o passo-a-passo de como fazer com a documentação! E isso não é só teoria, a Zelinda, do blog Em Cantos Fotográficos, conta pra gente nesse Guest Post como ela fez, na prática, e quais foram as dificuldades:

—————————————–

Esse ano pude entender porque todo mundo diz que viajar com crianças é um misto de emoções. No finalzinho do ano passado, eu e meu marido decidimos fazer uma surpresa para nosso afilhado de seis anos. Demos de presente de Natal uma viagem para Disney.

Foi incrível! O Cauan – nosso afilhado – amou tanto a surpresa que fez até um calendário para contar quantos dias faltavam para viagem.

Mas para nós não foi tão lindo assim. Quando começamos a pesquisar o que era necessário para poder viajar com crianças pequenas, surgiu a dúvida: qual a documentação exigida para sair do país com um menor sem ser o responsável legal dele?

Pesquisamos muito na internet, mas por incrível que pareça, as informações são vagas e se desencontram.

Depois de muitas buscas e ligações para a Polícia Federal (PF) e para a cia aérea, conseguimos todas as informações e viajamos com tranquilidade.

E no post de hoje, eu vou esclarecer algumas dúvidas para você que também quer ir para EUA com uma criança que não é sua, seja o melhor amigo do seu filho, sua sobrinha ou seus afilhados.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA viajar com CRIANÇAS ou adolescentes até 18 anos:

 

1) Passaporte: toda a lista de documentação necessária para fazer um passaporte para crianças e adolescentes menores de 18 anos você encontra aqui no item 7, mas vale ressaltar que para viajar com crianças menores desacompanhadas dos genitores, o formulário a ser preenchido por cada um dos pais deve ser o que dá poderes ao menor viajar sozinho, ou seja, sem nenhum dos genitores.
   >>> Tópico 1.1.2 da
 lista de documentação.

visto-americano-eua2) Visto: a boa notícia é que para menores de 14 anos de idade, no caso do visto de turista, não é necessária a entrevista no consulado americano. Fora isso, os documentos necessários são quase os mesmos que os exigidos para os adultos como um passaporte válido: o comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto, comprovante de residência (um dos genitores) e a foto 5×7 caso a criança não esteja presente na entrega dos documentos. Além desses, também é interessante ter em mãos alguns documentos relevantes como uma carta de custeio do responsável financeiro da viagem, ou seja, um contra cheque ou extrato bancário do responsável pela compra das passagens, hospedagem, etc. Também vale a pena ter uma comprovação de matrícula escolar ou declaração da escola atestando que o menor cursa o ano vigente. Atenção, esses documentos não são obrigatórios, é apenas uma dica para eventual questionamento do agente federal.

 3) Autorização de Viagem Internacional para Menor: parecia que tudo tinha acabado, né? Essa foi a parte que me deu mais preocupação. Além de um passaporte contendo uma autorização impressa na folha de identificação dizendo que o menor foi autorizado a viajar desacompanhado, a Polícia Federal Brasileira e a cia aérea (todas elas) exigem que a Autorização de Viagem Internacional seja apresentada quando pedido.  Cada um dos pais deve preencherFORMULÁRIO PADRÃO DE AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL três vezes, reconhecer firma e autenticar os documentos. Ou seja, serão SEIS formulários preenchidos. Uma via será retida pela PF do Brasil, a outra poderá ou não ser retida nos EUA, e a terceira via ficará de posse do responsável acompanhando o menor para apresentar quando solicitado. Caso uma das partes não possa dar a permissão, é preciso requerer um documento na Vara da Infância e Juventude mais próxima de sua cidade, autorizando a viagem do menor.

como-viajar-com-criancas-para-eua-sem-os-pais

Depois de seguir todos esses passos e as leis, é hora de embarcar com tranquilidade e curtir as férias. E aproveitando o tema DISNEY, deixo aqui minha Sugestão de Roteiro dos Principais Parques de Orlando, um guia crescente de radicalidade, do parque menos para o mais radical, excelente para curtir com crianças, adultos e até mesmo idosos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Postos de Expedição de Passaporte de Todo o Brasil: site
Embaixadas e Consulados dos EUA no Brasil: site

—————————————–

Gostaram?! Então curtam o Facebook do Em Cantos Fotográficos, sigam no twitter o @ecfotograficos e vejam as ma-ra-vi-lho-sas fotos no Instagram também!

Compartilhem com seus amigos e amigas!

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!