Pages Menu
Categories Menu

Posted by on nov 14, 2017 in Informações | 0 comments

Sofremos um Acidente Esquiando no Valle Nevado

Acreditem!  A gente se acidentou esquiando na neve!

Mas calma, não foi nada grave! Estamos inteiros para contar a história! rsrs.

Para quem não sabe ou não nos acompanha em nossas redes sociais (aliás, aproveite e siga a gente no instagram e curte lá no nosso facebook!), em agosto nós fomos ao Chile! Foi uma viagem “express” -quase um bate-volta – pois saímos na sexta-feira de manhã e voltamos segunda-feira à noite, viagem rápida e barata! Fomos para Santiago, com um único objetivo: esquiar (ou “Snowboardear“, hahaha).

Embora não pareça, esquiar pode ser considerado uma atividade (ou esporte) de risco; Quando olhamos a neve na TV parece algo como algodão, né? Aí vemos aquelas pessoas deslizando belamente pela montanha, de forma super fácil, mas… não é tão fácil assim! Até para os mais experientes!

seguro-viagem-para-acidente-na-neve

Recomendamos sempre fazer um seguro viagem! É barato! Veja aqui.

Como caímos na neve e nos machucamos?

Estávamos no alto da montanha, aliás, estávamos na mais alta, rsrsrs… nessa parte estávamos em 4 pessoas (fomos num total de 13), sendo que de nós 4, apenas 1 estava vendo a neve pela primeira vez! Aí você já deve estar deduzindo: “Óbvio que o acidentado foi o iniciante!” , engano seu! Com exceção dele, nós 3 já havíamos esquiado várias vezes, não somos experts, mas já conhecíamos as técnicas básicas.

como-e-esquiar-na-neveBom, ao iniciar a descida na montanha, a primeira parte era MUITO íngrime, MUITO inclinada, e nesse dia estava ventando MUITO, o que dificultava bastante a nossa visibilidade; A neve lá no topo, no início da primeira descida, não estava muito fofa, pelo contrário, estava bem dura, e isso faz com que a prancha de snowboard e o esqui deslizem mais, porém com menos controle, e o que aconteceu? Nosso amigo, quando estava fazendo uma curva, deslizou muito e caiu de lado, batendo o ombro na neve dura, resultado: Uma trinca no ombro e total impossibilidade de descer a montanha.

E agora? O que fazer quando se machucar na neve?

Como estávamos em 4 pessoas, 1 estava acidentada, sobraram 3 para ajudar… 2 ficaram junto com nosso amigo machucado e outro desceu a montanha para pedir ajuda, eis um ponto positivo de se fazer esse tipo de atividade com mais gente (#ficaadica). A ajuda levou algo em torno de 10min para chegar, rápido até.

E se eu estivesse sozinho e me machucasse?

Não tem problema também, pois no Valle Nevado a estrutura em geral é muito boa (méritos para o pessoal de lá! Muito bom!), e de tempos em tempos ao longo do dia alguém da estação desce a montanha toda para verificação, você consegue identificar pelo uniforme; MAS se você não conseguir identificar o funcionário de lá, peça para a primeira pessoa que passar por você para avisar que está machucado, ok?

Feito isso, presenciamos a seguinte sequência do socorro:

1) Um funcionário do Valle Nevado desce a montanha desde o ponto mais alto para achar o indivíduo que precisa de ajuda (no caso, nosso amigo, rsrs);

2) Ao achá-lo, ele faz uma espécie de “pré-atendimento”, até para saber o tipo de ajuda ou atendimento que precisará, e com isso informa via rádio para outra equipe; Ele também sinaliza o local, usando os esquis em posição de “X” (se fosse com a prancha de snow, colocaria ela de pé, atrás de você), feito isso ele desce;

3) Na sequência, chegam outros 02 funcionários, estes médicos/enfermeiros ou da área da saúde, que também fazem um segundo pré-atendimento; No caso do nosso amigo, fizeram a imobilização do braço e ombro, algumas perguntas, etc; Na sequencia eles descem;

4) Em seguida, chegam outras 2 pessoas, estas com a maca tipo esqui (na verdade deve ser um trenó) e colocam o nosso amigo nela para descer; Utilizaram o trenó pois estávamos bem no alto da montanha;

5) Desceram com nosso amigo até a próxima estação de teleférico (lift) e, a partir dali, desceram com ele com aquelas motos de neve.

seguro-viagem-para-snowboard-na-neveCom a moto de neve, o pessoal levou nosso amigo até uma espécie de ambulatório que o Valle Nevado mantém, pequeno porém bem estruturado! Lá, em função da queda, nosso amigo passou por um exame e os médicos fizeram, inclusive, um raio-x na hora!

OBVIAMENTE que tudo isso teve um custo: US$ 400,00! Sim, quatrocentos dólares! Todo esse trâmite do resgate não tem custo, esses 400 dólares referem-se à consulta médica apenas! E você tem que pagar ali na hora!

MAS, eis a salvação: Meu amigo fez o seguro viagem! Tcharaammm! Palmaaasss! hahaha… SIM, graças ao seguro viagem ele teve o reembolso dessa despesa! Viram a importância de fazer um seguro viagem?


Seguros Promo

Essa foi a primeira vez que nós (alguém no nosso grupo) tivemos que usar o seguro viagem – eu mesmo nunca utilizei – mas SEMPRE fiz independente do destino!

Conhece alguém que vai esquiar ou andar de snowboard? Então compartilhe com ele(a) para evitar apuros!

icone-ninja-3yaaahhh!
Viagem Ninja - yaaahhh!