Qual a Diferença entre Dólar Turismo, Comercial e Paralelo
Não sabe qual a diferença entre os tipos de dólares que tanto se fala por aí?
Fique tranquilo, é uma dúvida bem comum e que muita gente ainda tem, por isso vamos explicar de uma maneira simples e direta!
As vezes até sabemos qual usar, mas não sabemos, de fato, o porque de tantos tipos. Para nós, amantes de viagens (Viajantes Ninja! ), sempre temos que ter como base o famoso Dólar Turismo, e, pra piorar, é sempre o mais caro, infelizmente. E mais importante do que saber qual dólar usar, é saber calcular os preços dos produtos nos EUA, evitando surpresas depois, pois há incidências de impostos etc.
Existem mais do que os 3 famosos tipos de dólar que comumente escutamos, no entanto vamos ser objetivos e focar nos que realmente a maioria escuta e, eventualmente, usa:
DÓLAR TURISMO: Para quem viaja, esse é o “dólar padrão”; Quando compramos dólar, a conversão é baseada nessa cotação, quando a nossa fatura do cartão de crédito tem compras internacionais, é esse mesmo dólar que é usado na conversão (e algumas operadoras de cartão de crédito ainda colocam um percentual a mais). As passagens aéreas são sempre baseada sem dólares, e sua conversão para nossa moeda é, também, baseada no dólar turismo. NOTA: O Dólar Turismo SEMPRE será mais caro que o Dólar Comercial, e, segundo especialistas, esse alto custo é por conta do custo de armazenamento das notas físicas, segurança etc.
DÓLAR COMERCIAL: Esse é o dólar que costumamos escutar no noticiário, é o “dólar mais famoso”; É este que é usado para importações e exportações, cálculo de produtos de grandes empresas, cotações no mercado financeiro, etc.
DÓLAR PARALELO: Como nome já diz, esse é “dólar paralelo”, ou seja, não-oficial, informal, “fora da lei”; Esse índice já quase não é usado, mas vale lembrar que a venda de dólar nesse mercado “paralelo” é crime.
Além desses 3 principais, existe ainda o Dólar a Cabo e Dólar a Vista; Você pode ver mais detalhes na matéria publicada pela Folha, mostrando os diferentes tipos de dólares.
Ou seja, nós viajantes temos que, basicamente, nos preocupar em analisar o valor do dólar turismo! Então não se empolgue muito quando ver os valores nos noticiários, que geralmente são do dólar comercial, pois o de turismo sempre será mais alto/caro.
IMPORTANTE: Nós, viajantes, temos que olhar o valor do dólar para VENDA das cotações por aí, e nunca o de compra; Achei uma frase perfeita do consultor financeiro Conrado Navarro, que explica bem: “Compramos pelo preço de venda, e vendemos pelo preço de compra“.
Pesquise bastante antes de viajar, veja quais são os valores das taxas nas compras em cada estado americano, compre seus dólares aos poucos e boa viagem!
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
yaaahhh!